sexta-feira, 27 de julho de 2012

Marina Silva é apresentada como 'líder e referência na luta pela proteção ao meio ambiente' em festa olímpica


"LONDRES – Entre as surpresas guardadas a sete chaves pelos organizadores dos Jogos estava Olímpicos a participação de Marina Silva entre as personalidades mundiais para carregar a bandeira olímpica no estádio em Londres. Apresentada como” líder e referência na luta pela proteção ao meio ambiente”, Marina não disfarçava o entusiasmo ao terminar de carregar a bandeira.  “Levei ao estádio a mensagem de que a paz se faz com a proteção do meio ambiente”, disse em entrevista ao Estado.

Emocionada por ter sido acompanhada por milhões de pessoas pelo mundo, a brasileira confessou que não conseguia falar. Marina estima que levou para os Jogos a mensagem de que existe hoje no mundo “a possibilidade de quebrar com paradigmas de crescimento e estabelecer novos padrões”. Marina levou a bandeira ao lado do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, do maestro Daniel Baremboin e de premios Nobeis da Paz.

Marina ganhou os holofotes mundiais por vários minutos, enquanto desfilava com a bandeira. Marina revelou que só recebeu a confirmação de que seria convidada na última terça-feira. Na quarta viajou para Londres e conta que foi mantida em um local discreto. “Ficamos concentrados. A ordem era sigilo total sobre como seria o evento”, contou. Segundo ela, nem Dilma, que representa o país anfitrião dos próximos Jogos de 2016, sabia de sua presença.

Ao passar por Mohamed Ali, Marina comoveu muitos ao lhe fazer um gesto de carinho. 'Ele representa todo o esforço do mundo e a prova de que não há limites para a humanidade", completou.

Para a brasileira, a relação entre a proteção ambiental e os Jogos é evidente. “As Olimpíadas se referem a uma competição que não gera uma perda traumática e é essa competição saudável que precisamos ter no mundo”, disse. “A ideia é a de que se pode conseguir harmonia e crescimento e usar o palco olímpico para passar essa mensagem é algo maravilhoso”, disse. "
via Estadão Online (com alterações)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mude por você, mude pelo Mundo


Mude pelo Mundo from PaulaXD on Vimeo.




Vote Cida Sousa 43210

O Sonho verde

         
Seconds Of Beauty - 1st round compilation from The Beauty Of A Second on Vimeo.

Nós possuímos um sonho. Sonhamos com mundo melhor, onde reine a paz; Onde todos possam participar da política fazendo valer realmente a Democracia; Ontem homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades; Onde não haja discriminação; Ondes todos possam ser livre e aproveitar a vida;  Onde o ser humano podem viver em harmonia com a natureza; Onde as pessoas possam acreditar em seus sonhos; Sonhamos com um mundo mais verde.
Vote no Partido Verde, vote 43 Carlos Alberto para prefeito e Samuel Bruno vice, Vote Cida Sousa 43210.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Os 12 Valores dos Verdes



"1 – Ecologia
A preservação do meio ambiente, o ecodesenvolvimento (ou desenvolvimento sustentável), a reciclagem e a recuperação ambiental permanente.

2 – A cidadania
O respeito aos direitos humanos, o pluralismo, a transparência, o pleno acesso à informação e a mobilização pela transformação pacífica da sociedade.

3 – A democracia
O exercício da democracia representativa, através do processo eleitoral e da existência de um poder público eficiente e profissionalizado, combinado com mecanismos participativos e de democracia direta, sobretudo a nível local, através de formas de organização da sociedade civil e conselhos paritários com o poder público.

4 – A justiça social
Condições mínimas de sobrevivência com dignidade para todas as pessoas. Direitos e oportunidades iguais para todos. O poder público como regulador do mercado, protegendo os mais fracos e necessitados, garantindo o acesso à terra e promovendo a redistribuição da renda, através de mecanismos tributários e do investimento público.

5 – A liberdade
A liberdade de expressão política e cultural, criação artística e informação; o direito à privacidade; o livre arbítrio em relação ao próprio corpo e à iniciativa privada, no âmbito econômico.

6 – O municipalismo
O fortalecimento, cada vez maior, do poder local, das competências municipais e das formas de organização e participação da comunidade. Para transformar globalmente é preciso agir localmente.

7 – A espiritualidade
A transformação interior das pessoas para a melhoria do planeta. Reconhecendo a pluralidade de caminhos na busca da transcedência, através de práticas espirituais e de meditação, ao livre arbítrio de cada um.

8 – O pacifismo
O desarmamento planetário e local, a busca da paz e o compromisso com a não-violência e a defesa da vida. O multiculturalismo.

9 – A diversidade
A diversidade, a troca e a integração cultural, étnica e social para uma sociedade democrática e existencialmente rica. Preservação do patrimônio cultural. Contra todas as formas de preconceito e discriminação racial, cultural, etária ou de orientação sexual.

10 – O internacionalismo
A solidariedade planetária e a fraternidade internacional diante das tendências destrutivas do chauvinismo, etnocentrismo, xenofobia, integrismo religioso, racismo e do neofascismo, a serem enfrentados em escala planetária, assim como as agressões ambientais de efeito global.

11 – A cidadania feminina
A questão masculino/feminino deve ser entendida de forma democrática, avançando no sentido de se conceber uma profunda interação entre os dois pólos nos diversos setores da sociedade, visando uma real adequação às necessidades circunstanciais. Homem e mulher devem buscar, como integrantes do sistema social, mudanças e transformações internas, que venham a se traduzir numa prática de caráter fundamentalmente cooperativo. Maior poder, maior participação e maior afirmação da mulher, dos valores e sensibilidade feminina, além do combate a todas as formas de discriminação machista ou sexista, pôr uma comunidade mais harmônica e pacífica.

12 – O saber
O investimento no conhecimento, como única forma de sair da indigência, do subdesenvolvimento e da marginalização para uma sociedade mais informada e preparada para o novo século. Erradicação no analfabetismo, educação permanente a reciclagem do conhecimento durante toda a vida. Prioridade ao ensino básico, garantia de escola pública, gratuita e de qualidade, para todos."



Via: Partido Verde SP

Salve a Diversidade humana

Imagem fonte: humor inteligente http://www.facebook.com/photo.php?fbid=466036120087701&set=a.302397109784937.77671.292974040727244&type=1&ref=nf

A sociedade é composta por uma extensa diversidade humana, respeitar é o mínimo que podemos fazer. A diversidade deve ser valoriza, cada um é único e isso é muito importante em uma sociedade, quando vários pessoas contribui com suas ideias, forma-se um pensamento completo.



Canto de todos os Cantos

                        

O vídeo a cima faz parte do projeto "canto de todos os cantos" do paulista Gui Toledo conhecido por Medley in Brasil. O projeto se estrutura na junção de músicos dos quatro cantos do brasil cantando canções brasileiras e ele justifica "Sonho com um futuro onde não precisaremos de uma lingua universal. Nesse sonho, nossas atitudes individuais se universalizarão acima das palavras.", O projeto pode ser acompanhado pelo facebook pela página www.facebook.com/cantodetodososcantos e no YouTube www.youtube.com/user/GuiToledoVideos?feature=watch.

Amparo tem mais eleitores do sexo feminino



"Dados obtidos por A Tribuna junto à Justiça Eleitoral mostram que a maioria dos eleitores de Amparo é do sexo feminino, tem idade entre 45 e 59 anos e tem o Ensino Fundamental incompleto. Segundo a Justiça Eleitoral, para o pleito deste ano, poderão votar 51.338 eleitores. Este total é 5,03% superior ao registrado em 2008, quando ocorreu a última eleição. Naquele pleito, Amparo tinha 48.875 eleitores. Em junho último, entre os eleitores de Amparo, 26.150 eram mulheres, o que representa 50,94% do total. A quantidade de homens eleitores era de 25.118, o que representa 48,93%. A Justiça Eleitoral não conseguiu informar o sexo de 70 eleitores, ou seja, 0,14%. Os números, quando comparados com a eleição de 2008, mostram que, para o pleito deste ano, aumentou o número de eleitores do sexo feminino e diminuiu o número de homens que podem votar. Em 2008, Amparo tinha 49,46% de eleitores do sexo masculino e 50,36% de eleitores do sexo feminino. Com relação à faixa etária dos eleitores, a maioria em Amparo tem idade entre 45 e 59 anos. Nesta faixa etária, Amparo conta com 12.747 eleitores, o que representa 24,83% do total. Na segunda colocação, aparecem os eleitores com idade entre 25 e 32 anos, com 11.199 eleitores, o que representa 21,81%; em terceiro, os eleitores com idade entre 35 e 44 anos, que totalizam 10.050, ou seja, 19.58%. O voto é obrigatório no Brasil para homens e mulheres com mais de 18 anos e facultativo para analfabetos, para maiores de 70 anos e para jovens com idade entre 16 e 18 anos. No caso de Amparo, 5.013 eleitores poderão ou não comparecer para votar no dia 7 de outubro Neste total, não estão incluídos os eleitores analfabetos, que totalizam 1.567 em junho último. Segundo a Justiça Eleitoral, Amparo tinha em junho último 183 eleitores com idade de 16 anos, 393 com 17 anos, 2.947 com idade entre 70 e 79 anos e 1.490 com idade superior a 79 anos. Quando o assunto é o grau de instrução do eleitor, os números mostram que a maioria tem o Ensino Fundamental Incompleto. Nesta condição, em Amparo, estão 17.526, ou seja, 34,14% do total. Na segunda colocação, aparecem os eleitores com o Ensino Médio incompleto, que totalizam 10.345, ou seja, 20,15%.  "

Votos dos jovens brasileiros terão impacto sobre a eleição 2012



"As eleições municipais estão chegando e segundo dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os votos dos jovens brasileiros terão impacto sobre a eleição 2012. A Porcentagem de jovens aptos a votarem é de cerca de 42% da população brasileira. E em algumas capitais importantes esse número pode chegar até 54%. Significando, assim, que o resultado da eleição 2012 poderá ser decidido pelos jovens! 

O Brasil tem a particularidade de que a pessoa começa a ser considerada cidadã a partir do momento em que efetua a sua inscrição eleitoral. Usufruir do direito de votar é uma forma do jovem exercer a cidadania e mostar sua opinião sobre o futuro que deseja para o seu país. Para isso, pesquisas mostram os temas que os jovens serão mais influenciados na hora de votar:
1º lugar: A situação econômica.
2º lugar: Segurança Pública.
3º lugar: Educação.
O Brasil tem a particularidade de que a pessoa começa a ser considerada cidadã a partir do momento em que efetua a sua inscrição eleitoral. Usufruir do direito de votar é uma forma do jovem exercer a cidadania e mostar sua opinião sobre o futuro que deseja para o seu país. Para isso, pesquisas mostram os temas que os jovens serão mais influênciados na hora de votar:
1º lugar: A situação econômica.
2º lugar: Segurança Pública.
3º lugar: Educação."


Propostas

O papel do vereador é criar leis e fiscalizar o executivo (prefeito e secretários) e Cida Sousa assume o compromisso de verificar as prestações de contas, fiscalizar as ações dos governantes e cobrar do executivo providências para dar uma vida com mais bem estar e felicidade à população amparense e cuidados ao meio ambiente. 
Na câmara municipal Cida Sousa sempre manterá contato com a população, fazendo valer o direito democrático de nossa sociedade, defenderá a participação popular na gestão pública e dará voz à população. Dentre os vários projetos que Cida Sousa irá defender no legislativo pode-se destacar:

 A democracia é mais do que apenas comparecer aos colégios eleitorais em ano de eleição. Democracia é a participação real da população na gestão pública e na tomada de decisões, nesse sentido Cida Sousa defenderá:
  • Criação de núcleo populares: Os núcleos serão espaços populares para debate de assuntos  pertinentes e em conjunto criarão propostas para melhor a qualidade de vida e do meio ambiente, orientando os governantes de suas principais necessidades. Núcleo de Jovens, Mulheres, trabalhadores, Meio Ambiente, Diversidade, Educação e etc.
  • Ouvidoria pública: A ouvidoria atenderá a população que poderá fazer suas criticas, dar sua opinião e sugestão na administração pública. 
O objetivo é formar uma administração participativa, podendo informar sobre suas reais necessidade e opinar sobre as melhores decisões para a resoluções dos problemas. O gabinete de Cida Sousa estará sempre aberto para receber novos projetos.
Nosso maior bem, a natureza. Precisamos criar ações que visam neutralizar a poluição, preservar nossa flora e fauna, ampliar as áreas verdes, criando uma cidade mais sustentável.
  • Incentivo a criação de grupos em defesa do Meio Ambiente: Quando falamos em preservar todos tem a obrigação de colaborar. Existem grupos que lutam pela defesa do meio ambiente, mas que precisam de suporte e incentivo para que continuem e para que surja novos grupos, seja nos bairros, nas escolas ou nas empresas. E possa ajudar o legislativo e o executivo na criação de propostas de conservação, além de poderem também fiscalizar a sociedade e levar o debate do meio ambiente a demais população.
  • Trabalhar nas escolas a questão da preservação do meio ambiente: Para que os estudantes percebam, cada vez mais, a importância de preservar a natureza. Criar coleta seletiva, principalmente de papeis, maioria dos lixos das escolas.
  • Incentivo a criação de jardins e hortas nas residências: Com incentivos fiscais e propaganda, a criação de jardins e hortas deixará a cidade mais verde e bela, além de indicar a necessidade de vivermos em harmonia com a natureza.
  • Limpeza e preservação dos rios: Precisamos limpar o rio Camanducaia e os córregos que passam pela cidade, conservá-los e limpar as margens desses rios e plantar árvores e vegetação. cuidado com os animais que necessitam desses recursos para sobreviver.
  • Coleta Seletiva: Real programa de coleta seletiva e reciclagem. Apoio as cooperativas de catadores.
  • Criação de parques e áreas verdes na cidade: Ampliar as áreas verdes da cidade e criar parques arborizados para a pratica de atividades físicas e preservação da natureza.
  • Campanha de despoluição visual: Com incentivos fiscais e punitivos criar uma campanha de despoluição visual no centro da cidade e centros de comercio, buscando uma cidade mais bela.
  • Trabalhar em conjunto com Empresas a redução de danos ao meio ambiente: Diminuir poluição e criar ferramentas que amenize a degradação ambiental, plantiu de árvores e adoção de áreas verdes para recompensar os danos causados ao meio ambiente.

A cultura é um dos maiores bem de um povo. Portanto, valorizar e incentivar a criação é de fundamental necessidade. Cida Sousa irá lutar pela defesa da cultura de Amparo e dos nossos artistas, valorizando a criação artística e cultura.
  • Ampliação do acervo do museu municipal: Ampliar o acervo histórico e criar espaço para história da música, futebol, língua portuguesa e outros de forma interativo, incentivando a visita popular e turística. Parceria com as escolas para levarem os alunos ao museu para que possam visualizar o que aprenderam em sala. 
  • Oferecer cursos de artes, teatro, música, dança, fotografia, pintura e outros: Criar oficinas que ensinem a população nos bairro, professores da sociedade (da população para a população) que possam ensinar técnicas. Por exemplo uma costureira pode dar curso de PetWork em seu bairro.
  • Música na praça: Abrir os espaços públicos para apresentação dos artistas da cidade aos finais de semana, oferecendo uma oportunidade para exporem seu trabalho e gerando um atrativo de diversão  e turismo.
  • Suporte e orientação aos novos artista:  Cursos e palestras para os novos artistas se orientarem como deve agir na área e como aperfeiçoar suas técnicas e alcançar o público alvo.
  • Criação do Museu de Arte: Um museu artístico com obras permanentes de artistas da cidade e salão para exposição temporária, tendo nossos artista um local para tornar público seu trabalho.
  • Criação do Teatro Municipal: Espaço para a apresentação de peças teatrais de artistas da cidade e de peças itinerantes. 
  • Cinema Popular: Aos finais de semana exibição de filmes à população em telões em praças e pontos estratégicos da cidade.
  • Incentivo ao artesanato: Unir os artesão em uma cooperativa para criação e comercialização de suas obras; Feira de artesanato na praça aos finais de semana.
  • Biblioteca digital municipal: Reforma e ampliação da biblioteca municipal e modernização, ampliando o acervo de livros, e intalação de computadores para pesquisas, livros virtuais, acervo de CD's, DVD's e audiolivros; área de leitura, estudos e aparelhos audiovisuais; Criação de auditório para palestras e noites de autógrafos.
A cidade é um bem da população e todos tem o direito de usufruir, portanto os espaços públicos devem estar em bom estado de conservação e oferecer incentivo a utilização dessas áreas:
  • Melhoria e criação de novos espaços públicos: Praças, centros esportivos e de Skate, palcos, parques. Esses espaços não devem se localizar somente no centro, mas também nos bairros.
  • Ampliar pontos turísticos: Criar monumentos espalhados pela cidade de autoria dos artistas da cidade e procurar criar atividades que atraia os turistas.
  • Patrimônio Histórico: Conservação e melhor aproveitamento do vasto patrimônio histórico que Amparo possui.
  • Transporte: redução das tarifas de transporte aos finais de semana incentivando a população a visitar os pontos turísticos e conhecer mais a cidade. Trasporte 24 horas nos finais de semana.
  • Cidade virtual: Defender a transformação de Amparo em uma cidade digital; banda larga municipal, integração de informações de órgãos municipais.
Somos o país com a maior diversidade do mundo e por isso precisa ser valorizada e respeitada. diversidade cultural, regional, sexual, religiosa e social.
  • Incentivo e apoio a criação de grupos em devesa da diversidade: grupo de debates e criação de atividades e eventos que valorizem a diversidade, mostrando aos demais que todos somos iguais.
  • Criação de leis municipais que combata a discriminação: Ninguém tem o direito de discriminar ninguém pela sua aparência, suas ideias ou sua orientação sexual, portanto o legislativo deve criar leis que inibam a discriminação e o preconceito.
  • Acessibilidade: Lutar para que a cidade seja cada vez mais acessível a toda população amparense.
A pratica esportiva melhora a saúde e proporciona a utilização da cidade, melhorando a qualidade de vida:
  • Oferecer Curso de esportes: Ensinar a população a forma correta de praticar esportes, como curso de capoeira, vôlei, futebol entre outros.
  • Criar espaços apropriados para a pratica esportivas também nos bairros.
  • Criar festivais de competição na cidade como forma de prover o esporte.
  • Apoio aos esportistas da Cidade para participação de grandes eventos.
  • Criar Centros olímpicos: espaço para pratica esportiva e oferecer exercícios para os moradores, ex: Ginástica, natação, Pilates e etc. 


A esperança de um mundo melhor, mais justo e mais verde está na juventude. Essa fatia da população possui desejos de um mundo melhor e são eles que constroem nossa realidade e garante um futuro melhor. 
  • Criação da Secretária de Juventude: A juventude tem necessidades especificas, portanto é preciso a criação da secretária de juventude e participação das conferencias de juventude (no âmbito municipal, estadual e nacional).
  • Meio Passe para o estudante: Os estudantes estão no momento de descobertas e aprendizado, portando a catraca não pode ser uma barreira para que realize suas atividade. O estudantes precisam ir a biblioteca, ao cinema, aos espaços públicos, na casa de amigos, para a escola, para os eventos culturais e de lazer, e por isso a luta pelo meio-passe e posteriormente o passe livre aos estudantes.
  • Centro de desenvolvimento profissional: Espaço para preparar o jovem para o mercado de trabalho, aperfeiçoamento e capacitação profissional através de cursos, palestras e workshops; Cadastramento de vagas de estágio e emprego para a juventude; Criação de escolas profissionalizante municipal com variedade de cursos.
  • Capacitação dos guardas municipais quanto a abordagem aos jovens.
  • Participação efetiva da juventude na política: Fóruns de debates para acordo de resolução de problemas, ouvindo o que pensa a juventude amparense.
  • Saúde: Espaço especializado na saúde da juventude, com profissionais preparados para atender esse público oferecendo orientação e apoio  nessa fase da vida, compreendendo as necessidades e criando programas de prevenção do uso de drogas (lícitas e ilícitas), doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce e suporte pisco-social, oferecer informações e orientações em relação a saúde física e mental, afetividade, relacionamento, sexo entre outros assuntos. Oficinas, bate-papo e terapias em grupo.
  • Trabalho: Incentivar as empresas na contratação de jovens no primeiro emprego.


As mulheres são a base de uma sociedade, porém o reconhecimento vem aumentado gradativamente e Cida Sousa lutará para que as mulheres conquiste cada vez mais direitos e igualdades.
  • Criação do centro da mulher: Espaço para a mulher, oferecendo cursos profissionalizantes e para o dia-a-dia, orientação  familiar entre outras atividade.  
  • Igualdade no trabalho: Um triste realidade é que as mulheres recebem salários inferiores aos homens, a luta deve ser pela igualdade no trabalho, garantindo os  direitos das mulheres.
  • Saúde: Preparar os profissionais de saúde para atender as necessidades físicas das mulheres; campanha contra o câncer de mama, colo de útero e outras doenças que as mulheres estão mais suscetíveis.
  • Esporte e Lazer: Criar atividades esportivas específicas para as mulheres, como malhação, Pilates, danças e outros.
  • Maternidade: Acompanhamento pré-natal; Incentivo a amamentação; Aumento de número de vagas nas creches.


Essas são algumas das propostas que Cida Sousa defenderá no legislativo, caso tenha alguma dúvida ou queira sugerir alguma proposta, mante um e-mail para cidasousa43210@gmail.com. 
Em Cida Sousa você pode confiar: 43210

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Verde Esperança


Basta abrirmos os jornais, ligar a TV e acessar a internet para perceber o quanto o homem vem destruindo o meio ambiente, nossa maior riqueza. Mas, talvez, na mesma proporção vem aumentando o número de pessoas que estão acordando para a realidade de se preservar a natureza. 
Jovens, empresários, mulheres, grupos e ONGs vem se juntando para conservar e defender nosso meio ambiente, construindo um mundo mais verde. Nesse sentido o Partido Verde- PV- entra para representar esses grupos e defender, na política, nossos recursos naturais.
O PV "propõe‐se a desenvolver uma estratégia conjunta e uma ação coordenada em favor do desarmamento, da desnuclearização, do ecodesenvolvimento, da solução negociada dos conflitos e do respeito às liberdades democráticas, justiça social e direitos humanos em todos os países do mundo."¹
Em Amparo, uma cidade que possui um grande polo industrial e um imenso patrimônio natural, histórico e cultural precisa de politicos que respeitem a sociedade e pense em alternativas para o crescimento econômico de forma sustentável.
Com uma equipe séria e competente o Partido Verde disputa cargos no Legislativo e Executivo. Nós do PV acreditamos que a população está consciente dos sérios problemas ambientais e na gestão pública que enfrenta nossa cidade e assim, juntos, poderemos mudar essa realidade.
Faça parte do PV e vamos juntos preservar a Natureza.
Mantenha se conectado com Cida Sousa e acompanhe nossos ideias, nossas propostas, nossa análise da realidade e nossa jornada.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Cida Sousa

Cida Sousa (49) é casada com Samuel Bruno e mãe de dois filhos: Tiago (professor) e Gabriel (Estudante secundarista e técnico). Mora em Amparo há vinte anos e conhece bem a política da cidade e os anseios da população, é filiada ao Partido Verde há treze anos, mas participa das atividades políticas mais de vinte anos.
Nasceu em Passos, Minas Gerais, de uma família humilde e batalhadora, o pai, viúvo, trabalhava na roça, enquanto era educada pela avó que, com sua simplicidade e simpatia, passou seus ensinamentos a neta. Hoje com 98 anos Dona Maria se orgulha da criação que deu a Cida Sousa e seus três irmãos. 
Em 1989 casou-se com Samuel Bruno. Por conta do trabalho mudaram-se para Salvador BA, onde acompanhava de perto a política da localidade, foram morar em Poços de Caldas e em 1992 vieram para Amparo. Essa trajetória proporcionou uma perspectiva de uma outra realidade, podendo avaliar diferentes formas de governar, soluções para problemas, conhecendo um outra realidade.
Sabe da dificuldade que o filho mais velho enfrentou para se formar no ensino superior não tendo alternativas de estudos em outros municípios por falta de transporte, e agora acompanha o enfrentamento do filho mais novo para conseguir ter um ensino técnico profissionalizante. Cida Sousa sabe a dificuldade que encontra os jovens amparenses, pois presencia a realidade de seus filhos e seus colegas.
Como mulher e dona de casa, percebe a falta de oportunidades na cidade para que as mulheres, trabalhem, façam cursos, estude, tenha médicos especializados. Sabe da falta de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional das mulheres amparenses. 
Neste ano Cida Sousa decidiu sair do papel de coadjuvante e passar a protagonista na construção de um Amparo melhor e feliz e decidiu se candidatar a vereadora. Defenderá a participação popular na política da cidade, as mulheres, os jovens, a diversidade, a cultura e principalmente o meio ambiente e sua preservação.